Passos em volta // Companhia João Garcia Miguel

Hits: 126
  • Data
    27 de fevereiro . sábado . 19h00
  • Duração
    100 min
  • Público alvo
    M/16 anos
  • Preço
    7,5€
  • Observações
    Descontos aplicáveis

Os textos de Herberto Hélder são um pretexto para a perceção de um eu que tem um corpo, que sente, que procura Deus, o amor, que busca transcender-se. E espreitar-se. É um caso especial de biografia que desafia a perspetiva moral com que nos vemos, com que vestimos natural e repetidamente as nossas cicatrizes, como se os hábitos de vida, de linguagem, de gestos nos defendessem de nós mesmos. As palavras funcionam aqui como passos em volta, como olhares que nos fazem tremer, como raios incisivos que assustam e atraem. Há tantas frases, tantas palavras, que afrontá-los é uma viagem antiga, uma dança de cadeiras e mesas de pernas partidas. A importância da sua obra, as qualidades poéticas, o desejo de se esconder e revelar através da poesia, tudo será utilizado para a construção destas duas etapas: conferência performance e espetáculo. Vamos invocar vários temas importantes para nós e questionar os modos de fazer. Vamos usar as palavras e o dizer, os sentidos e a poesia que anseia pelo paradoxo do amor que desespera de amar. Vamos agarrar-nos ao invisível naquilo que tem de mais durável, de permanente, pois o visível está em permanente mudança e de facto, não nos traz nem satisfação nem confiança. Na conferência performance vamos usar o por dentro das palavras e questionar o que nos liga. No espetáculo vamos em busca da coragem de dizer e fazer acontecer o vivo que se manifesta por dentro e por fora da poesia.

Bio // Liberdade e teatro são os dois eixos que presidem às atividades de criação, formação e difusão da Companhia João Garcia Miguel. Estes dois conceitos movem-nos pela importância que, em interação, produzem na sociedade em que vivemos, contribuindo para o crescimento e melhoria dos indivíduos na busca de um projeto de humanidade partilhado através do investimento na criatividade como base da diferença e da capacidade para a mudança.

Texto Herberto Hélder
Adaptação, direção e espaço cénico João Garcia Miguel
Interpretação João Lagarto, David Pereira Bastos, Duarte Melo e Lara Guidetti ou Beatriz Godinho
Assistência à encenação Rita Costa
Figurinos Rute Osório de Castro
Direção técnica Roger Madureira
Direção de produção Georgina Pires
Fotografia Mário Rainha
Apoio técnica AUDEX
Assessoria de imprensa The Square
A Companhia João Garcia Miguel tem o apoio para o quadriénio 2018-2021 do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Geral das Artes
Uma coprodução Companhia João Garcia Miguel & Teatro Ibérico

Redes Sociais
Tagged under: Teatro