Nos Tempos de Gungunhana // De Klemente Tsamba

Hits: 275
  • Data
    2 de maio . sábado . 21h30
  • Duração
    60min
  • Público alvo
    M/16 anos
  • Preço
    5€
  • Observações
    (lotação da sala 80 lugares)

Local: Teatro Maria Noémia . Meia Via

«Nos Tempos de Gungunhana» é uma peça baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, onde um único elemento se desdobra em vários personagens e com a cumplicidade do público, retrata alguns dos episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana.

"Era duma vez um guerreiro da tribo Tsonga chamado Umbangananamani, que fora em tempos casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. Não tiveram filhos. Mas tentaram muito" este é o mote que dá início a uma série de histórias onde se relatam aspetos curiosos ligados ao reinado de Gungunhana

 

Bio:

Klemente Tsamba nasceu em Maputo e desde cedo participou em projetos relacionados com as artes performativas, tendo integrado bandas de música tradicional africana, grupos de dança hip-hop e teatro de rua. É um ator dedicado à pesquisa do fazer teatral antropológico tendo criado dois monólogos (Magia Negra e Nos tempos de Gungunhana) com participações de destaque em festivais nacionais e internacionais de teatro. Ator, músico e artista-plástico, é também formado em Educação e Comunicação Multimídia e colabora há mais de duas décadas em instituições socioeducativas através da dinamização de oficinas de criatividade para crianças e jovens.

 

 

Ficha artística:

Criação/Interpretação Klemente Tsamba

Textos originais Ungulani Ba Ka Khosa

Apoio/assistência criativa Filipa Figueiredo, Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis

Adereços e figurinos Klemente Tsamba

Fotografia Margareth Leite e Danilo Ferrara

Produção Carla Margarida Cardoso

Companhia Klemente Tsamba

 

 

Oficina Mozambik de A a Z 

2 de maio . sábado . 10h30

Duração 2 horas

Local: Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense

É uma oficina que percorre a história de Moçambique desde «Os Tempos de Gungunhana», destacando a tradição oral dos povos do sul e fazendo breves abordagem sobre jogos, ritmos, cânticos entre outras expressões ligadas à cultura do sul de Moçambique. Esta intervenção tem como objetivo apresentar alguns elementos da cultura moçambicana que fazem parte do teatro local.

 

Monitor Klemente Tsamba;

Público Alvo M/12 anos

Lotação limitada a 22 participantes

Gratuito

Produção Carla Margarida Cardoso

 

Marcação prévia obrigatória para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes Sociais

Related Articles